domingo, 19 de janeiro de 2014

Eternamente Manoel

Éder Rodrigues

"Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água
que corre entre pedras: Uberdade caça jeito."
Manoel de Barros

-I-

Pela paz que as ígnorãças poemam,
colo um a um dos estilhaços
que sequer vão conformar meu reflexo
em estatura de barro ou vertigem de espelhos.
Venho de lugar nenhum
depois de tanta lembrança enterrada em ritos de pedra-sabão.
Não passei a vida tentando me desvendar,
a mercê dos tantos eus que a solidão coleciona.

- II -

Fiel aos passos que o corpo fraqueja
Sigo quando o olho umedece por dentro a pertura do mar.
Não guardo sensações num pote de conservas
Trago comigo só uma bússola quebrada,      
com nortes incertos e nenhum pertence.
Demora, mas a vida se rende às dádivas do não chegar.

- III -

Sei pouco de lugar, raiz, pertencimento.
Meu coração foi criado no peito mesmo,
longe da didática dos rumos.
Meu desejo não pega carona.

Costuma ir a pé quando avista o interior das coisas.
Só mergulha quando se afrouxa o insuportável das vestes.

-IV-

Já me livrei dos lemas,
não engarrafo poemas e só furto poentes.
Sei que construíram deus de cimento e areia,
ainda que desabe cada milímetro concreto
frente às dúvidas de quando o que se avermelha
em existência é o fundo das gentes
e não a altura dos santuários.

-V-

0 que insinuam como corpo, eu peco como estrada.
Parto sem nenhuma pressa
Sem carecer de uma identidade fixa
para justificar os girassóis que deixo como metade.
Pauso o movimento perpétuo da máquina do mundo
com o piar sucessivo dos pardais
que ressuscitam a orgia
no escondido dos laranjais.

- VI -

Há tempos deixei as escrituras
A estrutura do teto pelas chuvas de agosto
A terra em si que nunca me arranhou posses.
Sepultarei meus mortos no fundo do mar
onde mora um piano inventado que serve
de companhia quando a dor pesa séculos por dentro
aquém às superfícies.

-VII-

Se o amor ficou fora de época
Desafio a moda lendo as linhas do corpo todo
e ainda dou aula de caligrafia para
umedecer a sutileza das cartas e o mistério da palavra.
Desculpa se meus certificados não tiveram parede
Se os bichos que estimo largo soltos ao léu
Esquecimento faz parte do mundo
e na encruzilhadas dos corpos,
perde quem não se trilha pelos quatro cantos
onde os trens brincam de eternidade.

- VIII -

Despedida não faz parte de mim
Carrego no bolso retratinho de mãe
Saudade eu curo com chá,
mas quando deito fedendo laranja
é o colo dela que imagino para dormir.
Vim só para pedir tua benção Manoel
Ainda não encontrei aquele velho navio
Mas a arte já me ensinou.
a atravessar o mar dentro de um barco de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário