quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Aniversário de poeta

                                                    Homenagem ao Prof. Ronald Claver 
                                                    autora: Apparecida de Mattos

                    Não  raro,  tenho  a  impressão  de  que  a  grande  marca  da  influência  de  Ronald  Claver  sobre  seus  pupilos  das  Oficinas  de  Escrita  pode  ser  resumida  na  expressão:  “cultivo  da  maluquice”.
                Com  aquele  seu  jeito  de  enfant  gâté,  mas  que  não  é,  quase  cai  do  boné  quando  se  recusa  terminantemente  a  comparar  textos,  a  fazer  correções,  a  podar  ou  a  sugerir,  a  ditar  regras  gramaticais,a  encolher  ou  ampliar  escritos.
                 Nos  últimos  seis  anos,  entraram-me  pelos  ouvidos  e  chegaram-me  ao  cérebro  dezenas  de  vezes:  “não  censurem”,  “estou  acostumado  com  doideira”,  “deixem  a  imaginação  falar”,  “não  planejem  demais”,  coisas  desse  tipo.
                 Sem  perceber  claramente,  fui  largando  vírgulas  em  excesso,  didatismo,  quadradice,  embora  cometa  recaídas.  Para  mim,  ele  é  uma  espécie  de  guru.
                 Pois  é,  as  musas  decretaram  que  Ronald  nasceria  no  dia  7  de  setembro.  Poeta  que  se  preze  é  independente.  Se  for  também  professor,  pratica  a  pedagogia  da  liberdade,  da  criação  autônoma,  da  individualidade  consagrada.  Poderia  o  nosso  professor-poeta  fazer  anos  em  outro  dia  que  não  o  dia  da  independência  da  pátria?
                 Parabéns,  mestre.  Obrigada  por  me  acolher  com  tanta  generosidade.


                    7/set./2016


Um comentário: